Monografia design interior - spa urbano
Este trabalho tem como objetivo propor um complexo voltado a tratamentos alternativos de vários segmentos dando ênfase ao naturalismo, beleza e relaxamento a poucos metros de casa ou do trabalho. No meio da confusão dos centros urbanos, quem nunca desejou fugir para um lugar tranqüilo, relaxar e cuidar do corpo e da mente sem perder muito tempo. Apostando nessa possibilidade, cresce cada vez mais no País o número de SPAs urbanos ou day SPA.
O surgimento dos SPAs urbanos no Brasil não é recente, mas a expansão desse tipo de serviço tem acelerado nos últimos anos, por iniciativas especialmente de micro e pequenas empresas. São instalados no meio das cidades, onde oferecem desde tratamentos estéticos ao relaxamento e alívio do estresse em apenas um dia ou horas.
Foi pensando nisso que realizaram-se visitas em hotéis e spas com ênfase neste segmento, com a finalidade de auxiliar na elaboração do projeto em estudo, juntamente com entrevistas e questionário para analisar a viabilidade do tema.
Para a implantação do espaço optou-se por uma área localizada numa zona de fácil acesso. O Eco SPA disponibilizará áreas de tratamentos, área externa com piscinas e demais estruturas. O Eco SPA visa o desenvolvimento e a sustentabilidade do local e regiões, sendo mais uma fonte geradora de renda e empregos.
1. História do SPA
Há séculos que o Homem tem associado, muito sabiamente, os benefícios da água ao seu bem-estar físico, mental e espiritual. Desde os Mesopotâmios, Egípcios e Minoanos, aos Gregos, Romanos, Otomanos, Japoneses e Europeus foram várias as civilizações que emprestaram sabedoria e popularidade à prática milenar do spa, que chegou aos nossos dias com saúde para dar e vender.
Etimologicamente a palavra SPA deriva da expressão latina “Salut per aqua”, que significa “a saúde pela água”. Porém também há quem afirme que o termo tenha surgido através da cidade belga de SPA, famosa pelas suas termas, cujas águas com propriedades medicinais