Monografia Biodigestores
1.1. Surgimento dos Biodigestores
Segundo o professor Alfano1, os Biodigestores existem desde milênios antes de Cristo. Os povos antigos essencialmente agrícolas como no caso os Hindus, Chineses e Japoneses, foram os que trouxeram esta tecnologia rudimentar para chegarmos à atualidade. Na realidade não houve muitas mudanças desde os primórdios. Esta tecnologia surgiu com o tempo. Os agricultores faziam a limpeza do terreno e colocavam o lixo em um canto do terreno, muitas vezes o enterravam para dar consumo, com isso passaram a observar a decomposição da matéria orgânica e começaram a administrar este sistema de limpezas que se mostrava eficiente e trazia benefícios. Passaram a fazer grandes valas onde todo o material, no caso restos de frutas dejetos humano e animal, águas sujas, tocos de velhas arvores ou restos vegetais, e outros eram depositados. O amontoado de produtos orgânicos atraía insetos e assim, começaram a cobrir o monte com areia e então, observaram a formação de gás, um gás que repetia fenômenos observados em pântanos com o famoso “gás dos pântanos”, que por coincidência é o mesmo gás, ou seja, o Biogás (Metano).
Conforme NOGUEIRA2 os Biodigestores não surgiram sem um propósito, sua finalidade a princípio era a criação de um dispositivo que produzisse o adubo complementando o ciclo do solo de forma a não perder tanto as suas características. Conseqüentemente, no ciclo dos biodigestores, alguém descobriu que o gás produzido também tinha utilidade e isto abriu caminho para a criação de diversos tipos de Biodigestores, cada um com sua particularidade e especialidade. Hoje estas estruturas se resumem a dois modelos agrícolas mais famosos: O Indiano e o Chinês.
1.2. Os biodigestores no mundo
De acordo com NOGUEIRA3, em 1806, na Inglaterra, Humphrey Davy identificou um gás rico em carbono e dióxido de carbono, resultante da decomposição de dejetos animais em lugares úmidos. Ao que parece apenas em 1857, em Bombaim,