monitoramento de temperatura e corrente do transformador
Transformador
Isaias da Costa dos Santos, Carlos Eduardo B Lopes, Nerilo de Silva Costa, Jofferso C Gomes Sanches
IESAM – Av. Gov. José Malcher-1148- Nazaré- Belém-Pa.
ResumoEste artigo insere-se no âmbito da engenharia eletrotécnica na área da energia e tem particular incidência na problemática do aquecimento das maquinas elétricas, nomeadamente de transformadores. Descreve a utilização de tecnologia mais acessível que podem contribuir para com sistemas já existentes no mercado Os transformadores de potência são os equipamentos mais importantes em uma subestação e sua construção leva em conta uma expectativa de vida de 40 anos. Os acessórios conectados a ele nem sempre têm a mesma longevidade. Por isso, a preocupação com o processo de manutenção que aumente a confiabilidade operativa dos transformadores, bem como prolongar a vida útil de um transformador, ao mesmo tempo em que resulte em economia nos custos de manutenção e menor tempo de indisponibilidade da máquina, sendo uma atividade valiosa da gestão de ativos de uma subestação. O funcionamento perfeito, com a precisão do monitoramento da temperatura e outras variáveis, ou na condição de atuação dos alarmes e disparos confiáveis contribuem para aproveitamento eficiente do transformador.
Palavras - chaves Transformador, Temperatura, Sensores,
Monitoramento, Arduino UNO
I. INTRODUÇÃO
Em referência ao projeto interdisciplinar apresentaremos análises e resultados de instigações teóricas e experimentais do comportamento térmico de um transformador quando este se encontra sujeito a diferentes condições de carga.
Colocando sensores de temperatura e corrente com o mesmo em funcionamento, do mesmo modo verificar e registrar graficamente o comportamento destas variáveis fazendo uso de tecnologia simples e moderna no caso placa de comunicação arduino. Com isto, pretende-se caracterizar as possíveis falhas internas de um