Momento de uma força
FÍSICA EXPERIMENTAL II – LABORATÓRIO (L2)
MOMENTO DE UMA FORÇA
Experimento realizado pelas alunas de Engenharia de Produção e Química, Turma A, 3 Termo, Noturno, L2 sob a supervisão do Prof Salmen Saleme Gidrão.
Ellen Cristina Machado dos Santos 519.476 – Eng. Produção Evelini Oliveira Guaste 519.480 – Eng. Produção Fabiola Germano Portella Fontes 517.465 – Eng. Química Franciane Teodoro Macedo 519.464 – Eng. Produção Guiliana Amendola 513.300 – Eng. Produção
Resumo: Este trabalho é referente ao estudo do momento de uma força, onde é verificado o equilíbrio de um corpo e a força que age em um objeto e faz com que ele gire.
Momento de uma força
Objetivos: Verificar o equilíbrio dos corpos.
I – Introdução
Momento de uma força: também é conhecido como torque, é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que ele gire.
[pic]
Quando temos um corpo sujeito á ação de forças resultante não nula, o corpo pode adquirir tanto movimento de rotação quanto movimento de translação, isso ocorrendo ao mesmo tempo. Sendo assim, podemos definir o momento de uma força como sendo uma grandeza associada ao fato de uma força fazer com que o corpo (ou objeto) gire.
Considerando a figura acima, onde o objeto esta sujeito a ação de duas forças. O ponto P na figura é chamado de pólo como sendo o produto da força (em modulo, isto é, considerando o valor positivo independente se o objeto gira no sentido horário ou anti-horário) pela distancia entre o pólo e o ponto de aplicação da força (ou linha de ação da força aplicada).
O sinal adotado associa-se ao momento de cada força a fim de identificar