modulo 20 historia
-Crise do antigo regime na Rússia:
O antigo regime na Rússia era comandado por Czar. Sua organização era basicamente agrária.
Com a derrota da guerra Russo-Japonesa ficou clara a deficiência do estado Czarista.
Os partidos então iniciaram manifestações contra o império, como o Partido Social-Revolucionário Russo, e o Partido social- Democrata Russo que era comandado pelas Bolcheviques (tendência radical) e mencheviques (moderados e conciliadores).
Esses movimentos foram reprimidos com o Domingo Sangrento pelos cossacos.
Foi criada então a Duma, espécie de assembleia legislativa que na verdade buscava parar com os movimentos e ganhar mais tempo para solucionar os problemas.
Como um dos efeitos da Primeira Guerra mundial veio “A Crise” (divida publica, salários desvalorizados devido a grande inflação, greves).
-Revolução Burguesa de fevereiro de 1917:
A burguesia pressionava o governo, provocando manifestações de trabalhadores nas ruas e greves.
A situação de Czar não era boa pois os soldados não reprimiram os movimentos (que eram convenientes para os mesmos), e também os chefes socialistas colocaram-se imediatamente à organizar a luta. Assim os soldados se recusaram a marchar contra o povo, deixando-o sem o exercito e fazendo o poder político imperial desaparecer.
Dois governos eram criados: Um feito por deputados da Duma e o outro por trabalhadores e camponeses (Soviete), que formaram juntos um governo provisório vencendo a monarquia absolutista, o mesmo era dirigido pelo príncipe Lvov o qual colocou fim ao czarismo para formar uma republica liberal.
Nesse momento a Rússia não se encontrava em condições para continuar sua guerra contra a Alemanha, e seu fracasso contra a Austria-Hungria causou a manifestação de 17 de julho. Fim do governo de Lvov e entra Kerensky, o qual enfrentou o general Kornilov , e mostrou sua dependência em relação aos trabalhadores e bolcheviques ao pedir ajuda dos mesmos.
Assim Lenin retorna.
É feito um