Modificador do grupo verbal
Modificador
O modificador é a função sintáctica desempenhada por constituintes não seleccionados por nenhum elemento do grupo sintáctico de que fazem parte. Os modificadores podem relacionar-se com frases ou orações, constituintes verbais ou nominais (modificador da frase, modificador do grupo verbal e modificador do nome). Os modificadores podem ter diferentes formas e diferentes valores semânticos. Por não serem seleccionados pelo grupo a que se associam, a sua omissão geralmente não afecta a gramaticalidade de uma frase Ex. Ele dormiu aqui. / Ele dormiu. Vamos concentrar-nos, para já, no estudo dos modificadores do grupo verbal. Antes disso, lê com atenção algumas definições que te ajudarão a compreender melhor esta matéria.
Modificadores do grupo verbal
( O modificador verbal integra-se no predicado.
( O modificador do grupo verbal pode ser apresentado sob várias formas:
I - com a forma de grupo preposicional - constituído por um grupo de palavras iniciado por uma preposição.
Ex. O aluno ouviu a explicação com atenção. (transmite uma ideia de modo) Eles passearam pelo parque. (transmite uma ideia de lugar) Eles ouviram-no até ao fim. (transmite uma ideia de tempo) Ele foi castigado pela sua ousadia. (transmite uma ideia de causa) Ele trabalhou para ganhar dinheiro. (transmite uma ideia de fim)
II - com a forma de grupo adverbial – constituído por um advérbio, a que podem associar-se mais palavras.
Ex. Ele estudou intensamente. (transmite uma ideia de modo) Falei com ele aqui. (transmite uma ideia de lugar) Ontem fui ao cinema. (transmite uma ideia de tempo)
III - com a forma de oração (orações subordinadas adverbiais, temporais, causais, finais e orações subordinadas substantivas relativas sem antecedente).
Ex. O rapaz que tu conheces chegou. A Ana cantou quando tu chegaste de França.
-----------------------
ESCOLA SECUNDÁRIA