Modelos de ciclos de vida
1.
1.1
1.2
1.3
2.
2.1
3.
4. MODELOS DE CICLO DE VIDA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
CASCATA
ESPIRAL
MODELO ITERATIVO E INCREMENTAL
PROCESSOS ÁGEIS
EXTREME PROGRAMMING
RUP
REFERÊNCIAS 04
06
07
08
09
10
11
15
O modelo de ciclo de vida é um dos elementos essenciais do processo de desenvolvimento de tecnologia e a escolha de um modelo acaba por ter grande influência sobre o sucesso de produção de um projeto, pois ajuda a melhorar o seu andamento e a garantir que os objetivos finais de cada passo sejam alcançados. Ainda, dependendo da escolha, é possível aumentar a velocidade de desenvolvimento, melhorar a qualidade, localizar e controlar pontos de melhoria, minimizar overhead e exposições a riscos e até mesmo melhorar as relações com os clientes. Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software. É estudado dentro da área de Engenharia de Software, sendo considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento, sendo uma das respostas técnicas adequadas para resolver a Crise do software.
A Análise Economica visa a estabelecer se o projeto de Software gerará lucro, e se a receita gerada será o suficiente para cobrir os custos. Este processo acompanha todas as demais etapas de desenvolvimento do Software.
A extração dos requisitos de um desejado produto de software é a primeira tarefa na sua criação. Embora o cliente, provavelmente, acredite saber o que o software deva fazer, esta tarefa requer habilidade e experiência em engenharia de software para reconhecer a incompletude, ambigüidade ou contradição nos requisitos.
A especificação é a tarefa de descrever precisamente o software que será escrito, preferencialmente de uma forma matematicamente rigorosa. Na prática, somente especificações mais bem sucedidas foram escritas para aplicações bem