Modelos atômicos
Modelo atômico é o modelo que se usa para representar o átomo. Atualmente, é o modelo da mecânica quântica ou da mecânica ondulatória ou modelo orbital ou da nuvem eletrônica aceito para definir a estrutura atômica.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_at%C3%B4mico
1.1 O que é um Átomo?
Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-que-e-um-atomo.html
1.2 O elétron
Em 1887, J.J. Thomson (1856 – 1940), estudando o comportamento de gases submetidos à descarga elétrica, descobriu um tipo de partícula negativa que devia fazer parte dos átomos: os elétrons.
A partir desse fato, Thompson propôs que o átomo seria maciço, esférico, formado por um fluido com carga positiva no qual estavam dispersos os elétrons. O próprio Thompson associou oseu modelo a um ” pudim de passas” em um trabalho apresentado em 1897.
1.3 O próton
Posteriormente, em 1904, Ernest Rutherford, aprimorando experimentos realizados por Eugen Goldstein (1850 – 1930), descobriu uma nova partícula de carga positiva constituinte do átomo: o próton. A massa do próton é aproximadamente 1836 vezes maior que a do elétron.
Embora Rutherford tenha sido um dos mais brilhantes cientistas deste século e tenha feito inúmeras descobertas improtantes, ele é mais conhecido pela famosa experiência na qual tentou verificar se os átomos eram realmente maciços.
1.4 O nêutron
Essas partículas foram descobertas em 1932 por Sir James Chadwick (1891 – 1974), durante experiências com material radioativo. Ele as denominou nêutros.
Os nêutrons estão localizados no núcleo e apresentam massa