modelos atômicos
Dalton sofreu um pequeno acidente vascular cerebral em 1837, e um segundo em 1838 que deixou-o com dificuldades para falar, embora permanecesse capaz de fazer experiências. Em Maio de 1844 teve outro acidente vascular cerebral; em 26 de julho ele registrou com a mão trêmula sua última observação meteorológica. Em 27 de Julho, em Manchester, Dalton caiu de sua cama e foi encontrado sem vida pela sua atendente.
O modelo atômico de Dalton ou modelo bola de bilhar foi a conclusão da teoria atômica feita por John Dalton, em meio de vários experimentos, retomados da hipótese de Leucipo de Mileto e Demócrito de Dera. Segundo o químico, nas diversas combinações dos átomos, ainda tidos como partículas fundamentais e indivisível, estaria a origem da diversidade das substâncias conhecidas. No modelo concebido por Dalton, os átomos seriam minúsculas esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis.
Estrutura
Em 1803 Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids, (Absorção de gases pela água e outros líquidos), neste delineou os princípios de seu modelo atômico.
Segundo Dalton:
átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si; átomos de um mesmo