modelo
Tal situação se deve pela incoerência da legislação tributária brasileira, que em alguns pontos exagera em seu texto causando discordância, e sendo omissa já em outros pontos . Esta falta de harmonia e organização das leis vão criando situações dúbias, ficando um sistema financeiro de difícil compreensão, de eficácia prejudicada, excesso de atividade para o fisco que não tem mecanismo suficientes para exercer sua função, as empresas se veem em meio de um vendaval de tributos e obrigações, e consequentemente um mercado instável, bagunçado e frágil .
Diante deste cenário, muitos optam pelo lado mais simples e "barato", que é o da ilegalidade. As empresas se aproveitam desta deficiência quanto a normatização e fiscalização dos tributos e obrigações fiscais, e optam pela sonegação fiscal. Por muito tempo, o planejamento tributário era visto como sinônimo de sonegação.
Surgindo assim um outro objetivo do trabalho em questão, que é a conscientização e apresentação da forma licita do planejamento tributário. De como este deve ser feito, as bases legais que o sustentaram e onde esta previsto no nosso ordenamento jurídico. Afastando a falsa ideia de atividade ilícita. Pois é de direito da empresa planejar seus custos, dentre eles os impostos . Pois uma vez respeitando as normas jurídicas, deverá ser considerado e acatado pela fazenda pública.
Outro ponto tratado é quanto as consequências da adoção de um planejamento tributário coeso, correto e