Testes da Triagen
A maioria das crianças vem ao mundo com saúde. Algumas, todavia, nascem com alterações, várias delas só detectáveis através dos testes de triagem neonatal: não são percebidas pela observação dos pais ou pelo exame clínico do pediatra. Através desses testes dezenas de alterações congênitas do recém-nascido podem ser prontamente detectadas. Quando um exame de triagem resulta alterado, outros exames devem ser procedidos para a correta identificação da doença e instituição do tratamento mais apropriado. Crianças cujas alterações não são identificadas logo ao nascimento correm o risco de desenvolver doença incapacitante muito grave, como deficiência mental e cegueira. Os testes de triagem neonatal, que devem ser procedidos nos primeiros dias ou semanas de vida, correspondem a dezenas de exames que são identificados como os testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho.
Testes do Pezinho
O teste do pezinho constitui-se um conjunto de exames para detectar precocemente alterações metabólicas, genéticas e infecciosas causadoras de doenças que podem comprometer de forma definitiva a saúde e a vida do bebê.
Quando deve ser feito?
A partir do terceiro dia de vida, preferencialmente junto com os testes do olhinho e da orelhinha e com as vacinações BCG e hepatite B, quando não tiverem sido aplicadas na maternidade.
Porque teste do pezinho?
O exame ficou popularmente conhecido como teste do pezinho por ser realizado com amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê. Constitui-se procedimento seguro, simples, sem riscos para o bebê.
O mais completo
O teste do pezinho master da CLIMEP e Centro de Triagem Neonatal pode identificar mais de trinta diferentes distúrbios. O teste do pezinho master+, que agrega