modelo pre projeto tcc
Departamento Regional do Acre
PRÉ- PROJETO TCC
Unidade:
Cel. Áuton Furtado
Curso:
Téc. Eletromecânica
Ano:
2014
Orientador:
Loide
Fone:
9947-9504
Aluno:
Ygor Nobrega de Oliveira
E-mail:
igzaoo@gmail.com
1. MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA EFICIENCIA NAS INDUSTRIAS BRASILEIRAS
2. Problema
3. Objetivos (geral e específicos)
4. JUSTIFICATIVA A partir do momento em que os preços de vendas passaram a ser ditados pelo mercado, e não mais pelo fabricante, houve a necessidade de redução dos custos produtivos. A fabricante de automóveis Toyota desenvolveu diversas ferramentas e as implementou com sucesso em suas fábricas. Uma dessas ferramentas, a TPM, trouxe resultados significativos de produtividade para este fabricante.
Os sistemas de manutenção nas empresas devem ser visto como uma fonte de lucro e diferencial competitivo e, por isso, organizações de sucesso precisam de estruturas de manutenção que contribuam efetivamente para um processo produtivo robusto confiável e de qualidade assegurada. Quando o assunto é qualidade e produtividade, a manutenção tem papel fundamental e precisa estabelecer um modelo ou uma estrutura que tenha como foco principal o aumento da confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos para produção, com indicadores de desempenho alinhados às metas estratégicas da organização.
5. Hipótese
6. Metodologia
7. Instrumentos de Pesquisa
8. Embasamento Teórico
Manutenção Produtiva Total (TPM)
Segundo Rozo (2007, p. 10), manutenção produtiva total é uma filosofia de origem japonesa, “sistema de gerencia de manutenção, que busca a melhora continua da maquinaria e lograr o 100% de eficiência do processo de produção, envolvendo todos os funcionários da empresa”.
De acordo com Markus Hofrichter, “o objetivo do programa TPM é aumentar consideravelmente a produção e, ao mesmo tempo, a moral dos funcionários e sua