Modelo para Fichamento
Curso: Letras – Português/Inglês
Ano: 3° Ano
Disciplina: Metodologia de Pesquisa Científica
Professor (a): Isis
Acadêmica: Maria Eduarda Lopes Vargas
Data: 23/07/2015
Fichamento
Referência:
REVUZ, Christine. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco de exílio. In: SIGNORINI, Inês (org.) Linguagem e identidade. SP: Mercado das Letras, 1998.
Palavras chaves:
Aprendizagem de línguas; idiomas; ensino; segunda língua; barreiras de aprendizagem.
Resumo:
O texto de REVUZ (1998) trata de enunciar os problemas que permeiam a aprendizagem de uma ou mais línguas “estrangeiras” e o por que eles acontecem devido ao baixo número de pessoas que alcançam esse conhecimento plenamente. A autora reflete, também, sobre os fatos que podem facilitar esse aprendizado como, por exemplo, a facilidade que as pessoas que já possuem uma segunda língua têm em aprender uma terceira, mas conclui-se que isso não é o suficiente para que o nível de aprendizagem seja maior. No entanto, essa intriga de procurar o culpado e a solução, chega ao fim quando ela conclui que o verdadeiro problema em aprender uma língua estrangeira está nas barreiras individuais impostas ao iniciar essa aprendizagem.
Comentários e críticas:
Como já atuo na área de aprendizagem de uma língua estrangeira, as questões abordadas pela autora me fazem refletir sobre o meu papel como facilitador dessa transição entre língua materna/língua estrangeira. Os problemas trazidos são completamente pertinentes, a partir do momento em que as dificuldades coincidem com a realidade:
1. As metodologias usadas para o aprimoramento dessa segunda língua/língua estrangeira são totalmente pautadas nas experiências da aquisição da língua materna/primeira língua.
2. A definição do objeto estudado é complexa a partir do ponto onde, o que se estuda/reflete é completamente diferente: “afirmação do eu, trabalho do corpo, dimensão cognitiva” (p.217).
3. A comodidade que o