Modelo osi
(Camadas 4, 5, 6 e 7.)
A CAMADA 4(Subseqüente à 3) chama-se TRANSPORTE. Recebeu este nome porque agrupa conjuntos de informações destinadas a certas redes e as encaminha em conjunto. É responsável em enviar mensagens completas vindas da camada superior a 5.
A CAMADA 5(Subseqüente à 4) chama-se SESSÃO. Recebeu este nome porque é por ela que uma origem pode escolher para onde deseja ir e fazer sessão fim a fim. Esta camada tem interface com a camada superior a 6.
A CAMADA 6(Subseqüente á 5) chama-se APRESENTAÇÂO. Recebeu este nome porque é nela que a aplicação visualiza tudo o que pode fazer. Essa camada tem interface com a ultima camada OSI que é a 7.
A CAMADA 7(Subseqüente à 6) e última camada é a APLICAÇÂO. Exatamente o que o usuário quer fazer e usar a rede.
A pilha TCP/IP na verdade são as camadas 4(TRANSPORTE) e 3(INTER_REDES). São na verdade 3 protocolos o IP(Internet Protocol) esta na camada 3 (REDE) e permite envio de mensagens entre redes. A INTERNET é IP. Na camada 4(TRANSPORTE) ha 2 protocolos o TCP - orientado a conexão e o UDP - não orientado a conexão.
CAMADA DE TRANSPORTE
A camada de transporte garante que as mensagens são entregues sem erros na seqüência e sem perdas ou duplicações. Ele libera os protocolos de camada superiores de qualquer preocupação com a transferência de dados entre eles e seus colegas.
O tamanho e a complexidade de um protocolo de transporte depende do tipo de serviço pode ser da camada de rede. Para uma camada de rede confiável com capacidade de circuito virtual, uma camada de transporte mínima é necessária. Se a camada de rede é não confiável e/ou só oferece suporte a datagramas, o protocolo de transporte deve incluir detecção de erros abrangente e recuperação.
A camada de transporte fornece: * Mensagem de segmentação: aceita uma mensagem da camada (sessão) acima dela, divide a mensagem em unidades menores (se não já pequena o suficiente) e passa as menores unidades para a camada de