modelo osi
A ISO foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma arquitetura padrão com objetivo de facilitar o processo de interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes, assim em 1984 lançou o padrão chamado de interconexão de sistemas abertos ou modelo OSI.
O modelo OSI consiste num conjunto de protocolos abertos, para a fabricação de equipamentos e desenvolvimento de softwares, destinados a funcionar em redes de computadores. As vantagens do modelo OSI são:
Sistema estruturado;
Facilidade de entendimento e visualização;
Permite a interconexão entre sistemas de diferentes fabricantes.
O modelo de protocolo OSI apresenta sete camadas, listadas abaixo:
Camada 01 -> camada física
A camada física trata-se dos bits brutos, como eles serão transformados em sinais no meio físico, por exemplo: cabo de rede. Cada bit recebido pela placa de rede deve ser convertido em sinais elétricos que serão enviados, por exemplo, através de um fio de cobre; sendo assim esses bits serão reconhecidos pelo o dispositivo de rede da outra ponta. Concluindo essa camada é responsável em fornecer características físicas, mecânicas, elétricas para definir como será o trafego de bits físicos entre dois ou mais dispositivos de rede.
Camada 02 -> enlace
A camada enlace é responsável pele comunicação direta entre duas interfaces numa mesma rede. É a camada que na rede de origem e na de destino, efetivamente recolhe e entrega o pacote a interface de rede correta. Controle e detecção de redes fazem parte de sua função. Resumindo é a camada responsável por controlar o fluxo de bits, detectar erros e controlar o acesso ao meio.
Camada 03 -> rede
A camada 03 é responsável em estabelecer o endereçamento de pacotes convertendo em endereços lógicos, em endereços físicos estabelecendo o caminho que as informações entre origem e destino devam trafegar; também é função da camada de rede de rotear “retransmitir” os pacotes por caminhos alternativos, quando o caminho