Modelo osi
Os sistemas de comunicação modernos são baseados, total ou parcialmente, em um modelo de 7 camadas criado pela ISO (International Standards Organization). Este modelo é chamado de OSI (Open System Interconnection), mostrado na figura 15.
Figura 15
a) Cada camada de um computador se comunica indiretamente com a camada semelhante no outro computador, através de conexões virtuais.
b) Apenas a camada 1 (física) tem uma comunicação direta real com a camada correspondente do outro computador.
c) Cada camada usa os serviços da camada inferior.
d) Cada camada oferece serviços para a camada superior.
e) As camadas de nível mais baixo estão mais próximas do hardware. As camadas de nível mais alto estão mais próximas do usuário.
f) Todas as camadas utilizam protocolos de algum tipo, sempre adequados ao tipo de função que realizam.
e) As camadas são independentes entre si. Alterações em uma camada não se refletem nas demais. Módulos diferentes podem ser desenvolvidos por equipes e por fabricantes diferentes.
Os livros sobre redes de computadores e comunicação de dados para profissionais, sobretudo os adotados em cursos superiores, dedicam no mínimo um capítulo inteiro para explicar o modelo OSI. Alguns livros mais “pesados” dedicam um capítulo inteiro para cada camada do modelo OSI. Esta não é obviamente a função deste livro, portanto mostraremos resumidamente cada uma das sete camadas.
1 - Physical layer (camada física)
Esta camada especifica detalhes físicos como níveis de tensão, modulação, conectores, distâncias máximas que os cabos podem utilizar. Não existe preocupação com o significado dos dados, nem com os endereços, CRCs e outros valores.
Dispositivos que operam no nível 1 tratam de bits individuais, sem ter preocupação com o byte ao qual pertencem e qual é o seu significado. O hub é um dispositivo de rede que opera exclusivamente na camada 1. Simplesmente repete os sinais recebidos para todas as portas, sem