Trabalho sobre android
Baseado em linux, o Android utiliza um algoritmo preemptivo, que divide o tempo da CPU em fatias, chamadas de quantum, onde os processos são alocados. Se o quantum do processo terminar e o processo não tiver concluído sua execução ocorre a troca de contexto e um novo processo é selecionado para utilizar a CPU.O escalonador trabalha com prioridades estáticas e dinâmicas. Nas prioridades dinâmicas o escalonador monitora os processos faz ajustes nas prioridades, visando equilibrar o uso da CPU, por exemplo, se um processo esteve recentemente em execução, ou executou por um tempo “longo”, esse processo recebe prioridade mais baixa que outro processo que esta há mais tempo esperando pela CPU. E as prioridades estáticas são utilizadas exclusivamente por processos de tempo real, o escalonador não pode alterar essas prioridades, elas podem ser alteradas somente por um usuário com privilégios especiais. O escalonador executa os processos com prioridades dinâmicas somente quando não houver mais processos de tempo real. No gerenciamento de processos é aplicada a política FIFO, para os processos de tempo real, Round - Robin para processos de usuários.
Sincronismo
Características dos mecanismos de comunicação: A implementação da comunicação entre tarefas pode ocorrer de várias formas. Ao definir os mecanismos de comunicação oferecidos por um sistema operacional, seus projetistas devem considerar muitos aspectos, como o formato dos dados a transferir, o sincronismo exigido nas comunicações, a necessidade de buffers e o número de emissores/receptores envolvidos em cada ação de comunicação. As próximas seções analisam alguns dos principais aspectos que caracterizam e distinguem entre si os vários mecanismos de comunicação.
Comunicação direta ou indireta: De forma mais abstrata, a comunicação entre tarefas pode ser implementada por duas primitivas básicas: enviar (dados, destino), que envia os dados relacionados ao destino indicado, e receber