Modelo osi
# Objetivos:
◦ criar um modelo padrão, baseado em uma arquitetura de diversos níveis que possa orientar o projeto e implementação de protocolos.
◦ O objetivo principal é a convergência de sistemas.
◦ Deve tratar o problema em diversos níveis, especificando o que deve ser tratado por cada um dos níveis, bem como as interfaces entre cada nível. Assim, se forem feitas alterações no âmbito de um determinado nível, isto não deve afetar a estrutura global.
Níveis ou Camadas do Modelo OSI
Camada 1: Camada Física → É responsável por definir todas as características técnicas dos dispositivos elétricos e especificações físicas. Incluindo o layout de pinos, voltagens e especificações de cabos. Ainda nesta camada fazem parte dela os hubs, adaptadores de redes.
Suas principais funções são:
◦ Estabelecer e Encerrar uma conexão com um meio de comunicação;
◦ Fazem as devidas conversões da representação de dados digitais dos;
◦ equipamentos e os sinais transmitidos através dos meios de comunicação;
◦ Controle de Acesso ao meio;
◦ Confirmação e Retransmissão de quadros;
◦ Controle de Quantidade e velocidade de transmissão na rede;
Camada 2: Camada de Enlace ou Link de Dados → É responsável por fornecer meios funcionais para a transferência de dados entre os dispositivos da rede. Também detecta e corrigi possíveis erros da Camada Física. Ajeita os bits em blocos chamados quadros.
O exemplo mais conhecido desta camada é a Ethernet. Outros são 802.11 (WiFi), Frame Relay e ATM. Na família TCP/IP temos o PPP e o SLIP. Aqui operam bridges (pontes) e