Modelo Monografia
A principal função do projeto de pesquisa é definir com exatidão aquilo que será pesquisado e qual será o caminho a ser percorrido na realização do trabalho. Em função disto, o projeto de pesquisa possui uma estrutura determinada, de utilização obrigatória, em conformidade ao regramento disposto na ABNT NBR 15287 de 2005.
Na realização do projeto, o aluno criará, com a devida orientação acadêmica, o itinerário a ser seguido, evitando leituras perdidas. São elementos do projeto de monografia: introdução, justificativa, revisão bibliográfica (ou referencial teórico), objetivos, metodologia, cronograma e sumário provisório.
Introdução (Tema, delimitação e problemas jurídicos)
A introdução é a parte do projeto em se apresenta o tema e que deve despertar no leitor o interesse pelo problema jurídico a ser pesquisado. Por isso, deve expor de forma sintética os objetivos do trabalho, o que será pesquisado e a relevância do assunto a ser pesquisado. A introdução deve ser capaz de permitir ao leitor uma visão geral sobre o trabalho.
Justificativa
A justificativa da pesquisa deve esclarecer o significado jurídico e/ou social e/ou político, interesse ou relevância teórica da pesquisa.
Pode-se justificar uma pesquisa em razão da atualidade do objeto, da ausência de estudos específicos sobre o tema ou mesmo da divergência doutrinária sobre ele existente, sempre deixando claro qual será sua contribuição a ser dada pela pesquisa.
Revisão bibliográfica
A revisão bibliográfica é a parte do projeto em que devem ser apresentados os conceitos e resultados dos autores lidos e dos dados disponíveis, com a exposição de críticas e desenvolvimento dos conceitos relevantes, deixando claro quais são as diferenças existentes.
Nesta parte também deve ser apresentada a pesquisa jurisprudencial e de artigos de periódicos.
Objetivos
A pesquisa pode ter objetivos gerais e específicos. Os