Modelo do projeto integrador
O roteiro abaixo tem o objetivo de facilitar a estruturação e a execução do Projeto Integrador.
Contudo, é imprescindível que as leituras sejam feitas com antecedência e que os membros do grupo discutam, entre si e com o professor orientador, eventuais dúvidas sobre a natureza teórica e prática do projeto.
Trabalhos cujos grupos optam por dividir as partes entre si e executá-las de maneira individual, ficam claramente inferiores àqueles nos quais o grupo trabalha como tal, discutindo, planejando e executando as atividades coletivamente.
Finalmente, cabe lembrá-los que o objetivo do trabalho não é apenas a entrega do projeto finalizado, mas principalmente, o processo de construção do mesmo, onde os alunos estudam, discutem e colocam em prática o conteúdo teórico do tema. É esse processo de aprendizado e crescimento profissional que justifica o Projeto Integrador.
Estrutura do Projeto
O Projeto Integrador pode é dividido em 7 partes:
1. Introdução;
2. Referencial Teórico;
3. Metodologia;
4. Atuação dos Órgãos Responsáveis;
5. Avaliação do Cumprimento do Plano Diretor;
6. Proposta de Melhorias;
7. Conclusão.
Antes e depois dessas partes, no entanto, existem elementos obrigatórios para os trabalhos científicos que devem estar contidos no projeto. Dessa forma, o projeto deve seguir o formato que se segue:
CAPA
Composta no topo pelo cabeçalho da instituição com logomarca, nome da instituição e do respectivo curso de forma centralizada. Em seguida devem vir os nomes dos respectivos autores com abreviaturas permitidas nos sobrenomes do meio seguido do último sobrenome sem abreviaturas.
No meio da página, de forma centralizada, com caixa alta e em negrito com fonte10 tamanho 14, o título do trabalho deve contemplar sua natureza. Apresenta que o estudo se trata de um plano de negócios, um planejamento estratégico, etc.
Logo abaixo, com fonte tamanho 12 e sem uso de caixa alta, o subtítulo deve