modelo de trabalho ufpr
RESPOSTAS – Bioeletrogênese
Questão 1
Calcule o potencial de equilíbrio de cada íon utilizando a equação de Nernst (pode usar porque sabemos que a membrana é permeável a somente um íon). O mais próximo do potencial de membrana deve ser o responsável.
K = -86 mV; Cl = -95 mV; Ca = +46 mV, Na = + 62 mV (Dá para prever, sem fazer cálculo que os potenciais de equilíbrio de Na+ e Ca++ são positivos, portanto, nenhum destes dois íons pode ser “o íon permeável”). O potencial da membrana é igual ao potencial de equilíbrio de Cl-, então Cl- deve ser “o íon permeável”.
Questão 2
Use a equação de Nernst porque a membrana é permeável somente ao K+
(a)
(b)
(c) No repouso m = -65 mV. Nesta situação as forças-motrizes no K+ eram, primeiro, o gradiente de concentração (dentro para fora) e, segundo, o potencial elétrico (fora para dentro). Estas forças motrizes eram iguais em magnitude, mas opostas na direção. No momento que adicionou K+ para o meio extracelular (antes de qualquer movimento de K+ através da membrana), o m era ainda -65 mV. Mas a gradiente de concentração diminuiu. Em outras palavras, a força-motriz do potencial elétrico (fora para dentro) ficou do mesmo tamanho que tinha antes, mas a força motriz do gradiente de concentração (dentro para fora) diminuiu. Portanto, tem força motriz global para a entrada de K+. No momento que K+ começa a entrar, o potencial da membrana rapidamente fica mais positivo, ou seja, menos negativo, mas sem afetar a concentração intracelular de K+ (nos fizemos o cálculo na aula teórica que mostra que a passagem de uma quantidade desprezível de K+ é capaz de mudar o potencial da membrana significativamente). Na ausência de outros fenômenos, o potencial da membrana vai rapidamente para o novo potencial de equilíbrio de K+ (-10 mV).
(d) Enquanto o potencial da membrana está mudando, de -65 mV, na direção de