modelo de procuração
Extinta a punibilidade
Fato atípico
Autoridade incompetente
Requerente incapaz
Não haver elementos mínimos
Outro caminho:
Representação ao MP para que este possa, então, requisitar a instauração de ip. Nesse caso, o delegado fica obrigado a instaurar o inquérito.
Obs.:
É importante lembrar que o IP não é obrigatório para a propositura da ação penal privada, é importante atentar-se ao prazo decadencial de 6 meses, sendo que, a instauração de IP não suspende nem interrompe o prazo decadencial.
Se o titular da ação penal já possuir elementos suficientes para a propositura da competente ação penal (indícios da autoria e prova da materialidade delitiva) seja ela publica ou privada, o IP passa a ser ABSOLTAMENTE DISPENSADO.
Há alguns crimes que a lei faz depender de uma manifestação por parte do ofendido ou de seu representante legal, para que a pessoa possa ser devidamente processada. Para isso a lei refere-se à representação que nada mais é do que uma condição de procedibilidade para que a ação penal possa ser demandada, ou seja, um pedido de autorização.
Ex: ameaça, lesão corporal leve ou culposa, crimes contra os costumes-se a vítima for pobre, etc.
O prazo para a representação é de 6 meses a contar do dia em que o ofendido veio, a saber, quem é o autor do fato. É possível a retratação da representação até o oferecimento da denuncia, pois a lei diz que a representação será irretratável depois de oferecida a denuncia.
HISTÓRIA PARA O REQUERIMENTO DE INSTAURAÇÃO DE IP
No dia 21/02/14 por volta das 13:00 o requerente foi atropelado pelo veiculo de placa GTA-2828 de propriedade do requerido na altura da praça das ervas no bairro das Moças.
Ao invés de ajudar o recorrente, o recorrido, que era o condutor do veículo quando do momento do choque fugiu do distrito da culpa, tentando se furtar