modelo de processo concorrente
Todas as atividades existem concorrentemente, mas estão em diferentes estados. Por exemplo: Enquanto o desenvolvedor se comunica com o cliente, a atividade de análise está no estado “aguardando modificações”, quando essa comunicação termina, ela evolui para a fase “em desenvolvimento”. Assim, o modelo de processo concorrente define uma série de eventos que vão disparar transições de estado para estado, para cada uma das atividades de engenharia de software.
O modelo de processo concorrente é aplicável a todos os tipos de desenvolvimento de software e fornece um panorama preciso do estado atual de um projeto. Não segue uma sequência de eventos, define uma rede de atividades, que transitarão de um estado a outro.
O Modelo de Desenvolvimento Concorrente é também conhecido como engenharia concorrente. Ele utiliza os diagramas de estado para representar a relação de concorrência entre tarefas associadas na estrutura de atividades. Ele é representado esquematicamente por uma série de tarefas técnicas maiores e estados associados. A necessidade do usuário, a decisão gerencial e a revisão de resultados dirigem a progressão geral do desenvolvimento.
É uma abordagem da engenharia de software que incorpora um conjunto de atividades guiadas por uma especificação matemática do software. Eles fornecem um mecanismo para remover vários problemas que dificultariam o uso de outros paradigmas de engenharia de software. Serve como um meio de verificar, descobrir e corrigir erros que de outra forma não seriam detectados.