modelo de processamento de software
1 INTRODUÇÃO
Quando fornecemos um serviço ou criamos um produto, seja desenvolvendo software, escrevendo um relatório ou fazendo uma viagem de negócios, sempre seguimos uma sequencia de etapas para completar um conjunto de tarefas. As tarefas são, geralmente, realizadas na mesma ordem todas às vezes; por exemplo, você não reboca uma parede sem antes colocar a tubulação, nem assa um bolo sem antes misturar os ingredientes. Podemos considerar um conjunto de tarefas ordenadas como sendo um processo: uma série de etapas que envolvem atividades, restrições e recursos para alcançar a saída desejada.
Os processos são importantes porque imprimem consistência e estrutura a um conjunto de atividades. Essas características são uteis quando sabemos como fazer algo bem e queremos garantir que outras pessoas o façam da mesma maneira.
1.1 objetivos gerais
Neste trabalho, abordaremos uma pesquisa de campo realizada na empresa Automaq (MNT Automação Comercial Ltda.). Se a empresa utiliza ou não um modelo de processo de software. Apontaremos o conteúdo de forma breve e sucinta, afim de, compararmos com pesquisa cientifica, a diferença entre possuir ou não um modelo de processo definido, seus custos e vantagens que a modelagem de processo proporciona.
2 modelos de processo de software
Muitos modelos de processo foram descritos na literatura de engenharia de software. Alguns são receitasdo caminho que o desenvolvimento de software deveria seguir e outros saõdescrições do modo como o desenvolvimento do software é realmente feito. Teoricamente, os dois tipos de modelos deveriam ser semelhantes ou iguais, mas na pratica, não são. A construção de um modelo de processo e a discussão de seus subprocessos ajuda a equipe a entender essa diferença entre o que deveria ocorrer e o que realmente ocorre.
Abaixo, os principais tipos