Modelo de memorial descritivo
Projeto de Interesse Social – Samambaia/DF
Apresentação do projeto
“Conquistar é ter as boas coisas da vida ao seu lado: lazer urbano, transporte, segurança, infraestrutura e serviços. É viver numa cidade que cresce no seu ritmo. O projeto é Localizado perto do metrô e com acessos fáceis para Taguatinga e Plano Piloto”
Concepção do Projeto
Consiste na proposta de uma tipologia para habitações que sejam adequadas com o modo de vida e a renda da população usuária. Estabelecido com áreas mínimas, porém mesmo sendo uma habitação para a baixa renda, também é considerado usuário com renda mediana, ou seja, satisfação para qual quer pessoa, pois a habitação atende ergonomicamente e socialmente todas as necessidades humanas.
Desempenho social
Tendo em vista o número médio de pessoas por família na cidade de Samambaia-DF (segundo dados do IBGE) a habitação foi dimensionada para uma família de 4 pessoas. A parte térrea do projeto foi projetada para ter todos os cômodos acessíveis às pessoas com deficiências e idosos, conforme a NBR 9050 (acessibilidade).
O projeto leva em consideração as condições climáticas, econômicas e matérias primas locais. Partindo do protótipo Habitação Eficiente (FERREIRA, 2000; ASSIS et al, 2006), a habitação proposta é geminada.
Metragem (área privativa)
02 quartos – 45m²
03 quartos – 60 m²
Especificações dos Materiais
1. Alvenaria e elementos divisórios - As paredes internas e externas serão de alvenaria de tijolos de 04 ou 06 furos, assentes com argamassa de cimento, nata de cal e areia. Sobre vãos de portas e janelas serão executadas vergas de concreto. 2. Esquadrias e ferragens - As portas e janelas serão executadas conforme dimensões de projeto e materiais conforme detalhado. As ferragens serão em acabamento cromado ou pintado. Cada porta terá três dobradiças de ferro com 7,50 cm e uma fechadura de embutir, sendo que as fechaduras das portas internas serão de chave simples e nas portas externas