Modelo de Matriz Curricular
Matriz curricular em tempos de 50 minutos – tempo integral
Dias Letivos – 200
Semanas letivas – 40
c) A partir da sua matriz curricular, e o que foi estudado no caderno de estudos de “Estruturas Curriculares Inter e Transciplinaridade”, qual é a concepção de currículo (Tyler, Freire) que assegura a sua matriz curricular? Porquê?
R= O Currículo é fruto do seu tempo. É produtor de sentido e significado, tem intencionalidades, e esses elementos se materializam na prática pedagógica. Esta atividade é a realidade da educação do nosso país em nosso tempo provando o porquê da afirmativa acima.
O que ensinar? De que forma ensinar? O que realmente crianças e jovens precisam ter conhecimento? são dúvidas corriqueiras do professor, bem como dos coordenadores pedagógicos, que podem ser esclarecidas com maior eficácia através da construção de uma matriz curricular, elaboração essa realizada coletivamente.
É fundamental que o professor exclua a idéia de que o currículo apresentado pela escola seja apenas uma lista de disciplinas e conteúdos a serem cumpridos, sendo construídos de forma aleatória sem fundamentação coerente.
Com o objetivo de esclarecer a importância e a forma ideal de elaborar a matriz curricular de uma escola, resultando na formação e organização de uma matriz que irá propiciar ao professor uma prática seletiva e proveitosa de determinada disciplina e seus respectivos conteúdos, seguem algumas orientações do que é necessário constar na elaboração da mesma:
• Inicialmente, é necessário ter como embasamento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
• Apresentar fundamentação teórica;
• Histórico do ensino das disciplinas;
• Os objetivos de aprendizagem (especificando o ano e o objetivo em relação ao que ensinar);
• Os conteúdos que serão trabalhados no período para alcançar essas expectativas, justificando