Modelo de gestão
72% (A empresa tem 35 fabricas espalhadas pelo mundo). Um dos planos de Anderson é entrar em contato com clientes donos de carpetes velhos, encarregando-se de retira-los gratuitamente e reciclar esse material para a fabricação de carpetes novos. O plano mais ousado de Anderson, porém, é um Plano de Leasing de carpetes, que garantiria ao cliente o uso do carpete durante alguns anos e ao final de sua vida útil, o carpete seria recolhido, reciclado e substituído por outro novo na casa do cliente. Essa meta pode ajudar a empresa a tornar-se, 100% SUSTENTÁVEL nos próximos anos. Cada vez mais as pessoas querem produtos que tenham bom desempenho, mas que também sejam inofensivos ao meio ambiente.
Questões
1. A HP trocou os protetores internos das embalagens das impressoras, que passaram a ser de Papel ao invés de
Isopor (Derivado de petróleo de difícil reciclagem). O desenvolvimento desse processo durou dois anos e trouxe uma economia de 10%. Essa economia é considerável? Quais os ganhos reais da HP ao mudar esses protetores? 2. Os protetores de isopor não se encaixavam uns nos outros e tomavam um espaço muito grande nos caminhões e na linha de produção. Além disso, até agora, os protetores de papel não podem substituir os de isopor em embalagens de impressoras acima de 80 quilos. A empresa deve continuar suas pesquisas para substituir todos os protetores de isopor? Que benefícios isso trará á mesma?
3. A HP fechou parceria com a Jaguaré Embalagens para que a mesma alugue caixas de papelão (Que seriam usadas até seis vezes) para que seus fornecedores entreguem as peças que serão utilizadas na produção das impressoras. Na prática funcionaria assim: A Jaguaré aluga a caixa para que o fornecedor entregue a peça para a HP. Depois que a peça é entregue, a embalagem é cuidadosamente dobrada por um funcionário da própria
Jaguaré e colocada no