Modelo de Gestao
Objetivos - APO
1
Administração por Objetivos
A Administração por Objetivos (APO), é uma teoria da administração que surgiu na década de 1950 com Peter F.
Druker, que é considerado o pai da administração moderna, como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. A APO é uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo.
Administração por Objetivos
Para a organização atingir resultados é essencial definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.
E a APO é um método no qual as metas são bem definidas, e o diferencial é que isso ocorre em conjunto entre administrador e seu superiores, especificando as responsabilidades para cada posição em função dos resultados esperados, resultados esses, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados.
Pressupostos da APO
Mudanças ambientais: as mudanças ambientais impõem novos requisitos não só às organizações mas também aos gestores.
A Gestão por Objetivos parte do princípio de que o comportamento dos gestores é mais importante do que a sua personalidade e que este comportamento deve ser definido em termos de resultados medidos por comparação com objetivos estabelecidos, em vez de em termos de objetivos comuns para todos os gestores ou métodos comuns de gestão.
Pressupostos da APO
Definição dos objetivos: A identificação clara dos objetivos estabelecidos para todos os envolvidos no processo é a tarefa prioritária do processo.
Para tanto, todos devem conhecer e a organização deve ter claramente definidos a sua área de atuação e o que pretende alcançar no futuro, considerando os pontos fortes e fracos da empresa e as circunstâncias favoráveis e desfavoráveis existentes no mercado.
Para o bom resultado contínuo da empresa, os objetivos devem ser continuamente revistos e reajustados às novas exigências e