modelo de fichamento
TURMA: Letras vernáculas
LICENCIATURA EM LETRAS
FICHAMENTO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Fenomenologia das Novas Tecnologias na Educação. Revista da FACED, FACED/UFBA Salvador, n.07, p. 89-107, 2003"
RESUMO:
Baseando-se na história da tecnologia educacional e em uma análise fenomenológica da relação ser humano - máquina - realidade, examina usos das novas tecnologias da informação caracterizados como inovação conservadora em educação, como também aspectos da comunicação na sala de aula que podem ser transformados, ampliados ou reduzidos com os recursos da informática. São observados também o lado positivo e negativo dessas novas tecnologias na educação.
PALAVRAS-CHAVE: tecnologia educacional, informática na educação e filosofia da tecnologia.
TÓPICOS RELACIONADOS AO TEXTO:
Fenomenologia das novas tecnologias na educação;
Uma caracterização de tecnologia;
Ambiguidade do objeto técnico;
Ambiguidade da interface gráfica;
Uma caracterização de tecnologia educacional;
A corporalização de objetos técnicos;
Novas e velhas tecnologias educacionais;
A relação do ser humano/tecnologia na escola;
Concepções otimistas e pessimistas;
Um enfoque equilibrado;
CITAÇÕES DIRETAS:
1. O pensador francês Pierre Lévy tem analisado as implicações culturais das tecnologias da informática. Com sua visão otimista, ele diz que “...o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória (...), percepção (sensores digitais, telepresença, realidades virtuais)...” (1997, p.157).
OBSERVAÇÕES:
1. Ciberespaço é um espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.
O termo ciberespaço foi criado em 1948 por Willian Gibson , um escritor