modelo de capa
O pneu surgiu no século XIX, tecnicamente conhecido como pneumático, se faz presente na história da humanidade, devido aos benefícios proporcionados no deslocamento de veículos com rodas, a principal matéria prima é a borracha, que chega representar 48% dos pneus destinado a veículos automotores.
O pneu é essencial para funcionamento de veículos, com o aumento de vendas de veículos faz com que seja gerada uma demanda cada vez maior de pneus sendo descartados inadequadamente, os pneus, tornam-se extremamente prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade. A prática principalmente em grandes centros urbanos que não cresceram de forma planejada e ordenada, nestes locais por falta de infraestrutura ou de instruções à população os pneus são jogadas em lixões, aterros, lagos, rios e córregos.
Devido aos impactos que os pneus geram no meio ambiente e também visando preservar a matéria prima utilizada para a confecção do mesmo é da extrema importância que haja uma utilização consciente dos pneus, através do consumo apropriado e da prática da reciclagem.
A História do Pneu
O pneu teve origem no século XIX, sendo uma grande descoberta, porém ocorreu nesse século a falência de diversos empresários que tentaram buscar na produção de pneus o crescimento de suas fortunas, nesse mesmo período o americano Charles Goodyear descobriu acidentalmente que a borracha cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha-se estável nas variações de temperaturas e á este processo deu-se o nome de vulcanização, dando forma ao pneu o que aumentou a segurança nas freadas e diminuiu as trepidações nos carros.
Logo depois no ano de 1845, os irmãos Michelin foram os primeiros a patentear o projeto de pneus para automóveis, 2 anos mais tarde em 1847 o inglês Robert Thompson colocou uma câmara cheia de ar dentro dos pneus de borracha maciça, .em 1888 os fabricantes de pneus investiram muito mais em sua fabricação devido a questão de segurança pois foi