Modelagem motor de indução no referencial síncrono e estacionário
A máquina de indução é um dos equipamentos industriais mais conhecidos graças a sua simplicidade de construção, sua confiabilidade, seu baixo custo e seu alto rendimento. Por isso, é possível afirmar que desde a sua invenção ela permanece sendo a principal fonte de energia mecânica nas aplicações industriais e comerciais.
Dessa forma, o presente trabalho versa sobre uma análise inerente a modelagem e simulação do motor de indução trifásico no referencial estacionário e síncrono que, para a realização de tal modelagem, tem-se como base os equacionamentos nos métodos de notação matricial trifásica e ortogonal.
Ocorre que, o modelo matricial ortogonal consiste em substituir o sistema trifásico de três eixos defasados de 120º entre si, por um de dois eixos defasados de 90º entre si e, dessa forma, facilita o desenvolvimento e as manipulações das equações de estado que resultarão em uma equação genérica. Com isso, diante da aplicação correta da equação genérica obtida e de algumas considerações, que serão demonstradas no decorrer deste trabalho, o estado estacionário resultará no modelo ortogonal αβ e o síncrono no modelo ortogonal dq.
E, por fim, para a simulação será utilizado o programa Simulink/Matlab.
2. Máquinas CA (Corrente Alternada)
Tradicionalmente, as máquinas CA, classificam-se nas categorias: de indução e síncronas. Nas máquinas de indução, as correntes são induzidas nos enrolamentos do rotor por meio da combinação da variação, no tempo, de correntes no estator e do movimento do rotor em relação ao estator. Enquanto que, nas máquinas síncronas as correntes do enrolamento do rotor são fornecidas através de contatos rotativos fixados diretamente na parte estacionária do motor.
Figura 1 – Motores CA
3. Motor de Indução Trifásico
O motor de indução trifásico (MIT) é o mais utilizado dos motores CA levando-se em conta as suas boas características de funcionamento, a sua simples e robusta construção e o baixo custo de fabricação