Model/Paper
Sem dúvidas, as ferramentas CAD vieram para agilizar o processo de apresentação de projetos técnicos. Hoje, é praticamente impossível encontrar um departamento técnico ainda utilizando prancheta. Mas, a grande dúvida de quem ingressou na área CAD é o objetivo final de todo o trabalho (Impressão), pois todo trabalho certamente deverá ser impresso, e para ser impresso, uma coisa deve ser entendida a fundo: Escala.
E para entender escalas, impreterivelmente devemos voltar aos tempos de teoria de desenho, onde aprendíamos unidades de representação e formatos.
Unidades de Representação.
As unidades de representação dependem, do que será representado...
Arquitetura – basicamente é representado em metros.
Topografia – dependendo de qual área varia de metros a quilometros.
Mecânica – Basicamente é representado em milímetros.
Mas, como toda regra, existem exceções, tudo pode ser revisto, pois basicamente sempre levamos em consideração, se o que está sendo representado será entendido naquela unidade de representação por quem irá executar tal desenho.
Formatos
É o principal requisito em todo desenho técnico, interfere em todo o desenho, pois unicamente são utilizados em milímetros. Normalmente utilizamos sempre os formatos ISO. Entre o ISO A0 ao A4.
Relembrando:
ISO A0 – 1189 x 841mm
ISO A1 – 841 x 594 mm
ISO A2 – 594 x 420mm
ISO A3 – 420 x 297 mm
ISO A4 – 210 x 297 mm
Escalas
Relembrando a teoria de escalas:
Escala é uma proporção entre o tamanho real do que está sendo representado e sua representação... Existem três tipos de escalas... Real, de redução e de ampliação...
Escala Real (1:1): é utilizada quando o objeto pode ser representado em seu tamanho real. Por via de regra, tendo como base os formatos, utilizado em objetos com no máximo 1,00 m ou 100 cm ou 1000mm.
Escala de redução (1:x): Quando o que será representado é muito grande, Utilizam-se as escalas de redução. Independente da unidade, a escala de