MODALIDADES DE TRANSPORTES
Curso de Logística
Cesar Ricardo Zucoli
Gleicy Kelly Lourenço de Melo Siqueira
Sara de Mello Araujo Neves
Tancredo Camilo Dias
Modalidades de Transportes
Carapicuíba
2013
SUMÁRIO
Introdução
Este trabalho tem como objetivo destacar os cincos principais tipos de modos de transportes, apontando suas vantagens e desvantagens para o deslocamento de mercadorias. A partir do transporte, que pode ser responsável por até 60% dos custos logísticos, as empresas vêm buscando uma redução em suas despesas, utilizando diferentes modalidades de acordo com tipo/espécie de produto, bem como, aproveitando a tecnologia existente como a internet, a contratação de operadores logísticos e o uso da intermodalidade.
O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. Sua importância pode ser medida por meio de, pelo menos, três indicadores financeiros: custo, faturamento e lucro. O transporte representa, em média, 64% dos custos logísticos, 4,3% do faturamento, e em alguns casos, mais que o dobro do lucro. Com relação às nações com razoável grau de industrialização, diversos estudos e pesquisas apontam que os gastos com transporte oscilam ao redor de 6% do PIB. Tanto no âmbito das políticas públicas de investimento em infraestrutura quanto no âmbito gerencial de empresas privadas e estatais, a principal decisão relativa ao transporte de cargas é a escolha das modalidades de transporte. São cinco: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e aéreo. Cada um possui estrutura de custos e características operacionais específicas que os tornam mais adequados para determinados tipos de produtos e de operações.
1. Transportes
No âmbito dos transportes não podemos deixar de citar, a multimodalidade e a intermodalidade. A multimodalidade pode ser definida com a integração entre modalidades, com o uso