MODAIS DE TRANSPORTES
Em logística os modais básicos de transporte são rodoviários, ferroviários, aeroviários, hidroviários e dutoviários. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico. A ampliação do comércio tem acontecido de forma inevitável em virtude da globalização, impulsionando as importações e exportações do mercado, desta forma o sistema logístico acaba tendo que acompanhar tal crescimento oferecendo suporte aos negócios e auxiliando no sucesso do comércio. Os modais de transporte são parte indispensável nesse processo logístico promovendo a chegada da mercadoria ao seu destino estabelecido. Desde muito tempo, o transporte de mercadorias vem sendo utilizado para disponibilizar produtos ao comprador dentro do prazo estabelecido. De acordo com Ballou (2001), mesmo com os avanços da tecnologia, o transporte é fundamental para que o processo logístico seja concluído. E muitas empresas buscam na logística de transporte obter um diferencial competitivo. A empresa pode utilizar a logística como estratégia competitiva, uma vez que consiga se diferenciar dos concorrentes, aos olhos de seus clientes, e, busque reduzir seus custos aumentando assim o seu lucro.
Segundo COELHO (2010), a logística envolve muito mais do que apenas o transporte e a distribuição; abrangendo também a armazenagem e gestão de estoque e compras bem como a gestão das atividades de apoio. Os tipos de modais, suas características e o que distinguem uns do outros nas determinadas aplicações para a realização do transporte.
RODOVIÁRIO
O transporte rodoviário oferece rotas de curta distância de produtos acabados ou semi-acabados. As vantagens do uso de caminhões nas estradas são:
* O serviço porta a porta;
* Frequência e disponibilidade dos serviços;
* Velocidade;
* No mercado de pequenas cargas é mais competitivo em comparação ao ferroviário.
Rodovia: via onde o