Modais de transportes
O transporte Aquaviario, com sua denominação indica, envolve todos os tipo de transporte efetuado na água. Inclui o transporte fluvial, hidroviário e lacustre (aquaviario interior) e transporte marítimo.
Transporte Aquaviario pode ser dividido em:
Marítimo: - São mais utilizadas, devidas sua posição geográfica e facilidade física de manuseio, a qual a carga transportada destina se tanto a exportação quanto ao recebimento de cargas importadas, através de navios, que no qual estão aptos a transportar diferentes e diversos tipos de mercadoria em container e carga solta como congelados, grãos, farelos, açúcar, madeira, óleos, combustíveis, veículos etc. todos transportados através de navios tendo escalas de atracação tanto em portos brasileiros (cabotagem) como transito para portos de outros paises como Alemanha, França, China etc...
Hidroviários: - Esses já são um pouco estruturados porem ainda há uma crescente de mercados, a maior parte deles são administrados por empresas privadas que assim tentam crescer em meios as dificuldades políticas e regionais, mesmo assim ajudam no desenvolvimento econômico e social da região. Hidrovias são caminhos pré determinados para o trafego aquático. È bastante usada em paises desenvolvidos para o transporte de grandes volumes e grandes distancias, pois é o meio de transporte mais barato que as rodovias e ferrovias.
Alguns tipos de navios utilizados.
Cargueiros ou Convencionais: - Construídos para transporte de cargas em geral, normalmente seus porões são divididos horizontalmente formando o que podemos chamar de prateleiras (conveses), onde diversos tipos de cargas podem ser acomodados para o transporte.
Porta Container: - São navios especializados, utilizados especialmente para transporte de containeres dispondo de espaços celulares, onde os conatainers são movimentados com equipamento de bordo ou de terra, as unidades são transportadas tanto nas células como no convés.
Roll-on /