Modais de Transporte
Para a escolha certa do modal, é preciso conhecer o tipo de cada carga, o trajeto e os custos. Onde a escolha certa é fundamental, pois faz com que a empresa tenha vantagem competitiva.
Abaixo seguem os tipos de modais:
- Ferroviário: O modal ferroviário é realizado por trens através de vias férreas. Tem como característica principal o atendimento a longas distâncias e grandes quantidades de carga com menor custo de seguro e frete, um menor índice de roubos/furtos e acidentes.
Uma de suas desvantagens é a flexibilidade no trajeto que é limitada fazendo com que ele seja demorado, a dificuldade em percorrer em áreas de aclive e declive acentuado, ocasionando o reembarque de mercadorias, a distância dos centros de produção e as necessidades de transporte nos portos.
- Aéreo: É realizado através de aeronaves, podendo ser divididos em nacional e internacional. É considerado um modal misto, pois pode transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo.
O modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes, de alto valor agregado e para pequenos volumes. Possui segurança e praticidade.
Outra vantagem também é o fato de não precisar de embalagem reforçada, pois o manuseio é mais cuidadoso. Esse procedimento contribui para a redução de custos e para a facilidade de embarque e desembarque.
Porém, há desvantagem também, como, menor capacidade de carga e os valores elevados do frete e infraestrutura.
- Aquaviário: Realizado através de navios e barcos em vias aquáticas, onde transportam mercadorias ou pessoas, cargas pesadas e a longas distâncias.
O modal aquaviário praticamente representa a totalidade dos serviços de transporte no comércio exterior, pois o mesmo possui o custo baixo.
Suas vantagens são carregamento de