Moda
Alunas:
Bárbara Cristina da Silva Martins 20141106771
Isabela Ferreira Sheimberg 2014
1 Acabamento:
Série de processos por que passa um tecido para se obter uma melhor aparência e sensação táctil.
2 Acessório:
Elemento usado como complemento ao vestuário, como bolsas, lenços, cintos, jóias etc.
3Acetato:
Fibra artificial a base de celulose, obtida por processo semelhante ao da viscose, utilizada como substituta da seda natural, o consumo do acetato é reduzido, especialmente no caso de aplicações têxteis. Embora apresentando características gerais similares às da viscose, não reage bem aos processos normais de tingimento, exigindo a utilização de técnicasespeciais. Suas maiores aplicações estão na produção de filtros para cigarros, rendas, cetins e material de estofamento.
4 Adamascado:
Tecido de seda, linho ou algodão com desenhos lavrados em motivos florais ou geométricos. Seu nome deriva-se de Damasco, capital da Síria.
5 Algodão:
Fibra natural de origem vegetal procedente do algodoeiro. O tecido a base de algodão detém melhor capacidade de absorção de umidade é adequado para o clima brasileiro, quente e úmido. A transpiração do corpo é mais bem absorvida quando se usa tecido com algodão em sua composição. Características: macio e confortável; durável; resistente ao uso, à lavagem, à traça e insetos; lava-se com facilidade; tem tendência a encolher e a amarrotar; atacado por fungos; queima com facilidade; não resiste a produtos químicos;Limite de umidade: Não mercerizados: 8,5%; mercerizados: 10,5%. Aplicações: Confecção, tecidos para uso doméstico, tecidos profissionais.
6-Armação:
Representação da evolução de todos os fios que formam um tecido. Também chamada de entrelaçamento, ligamento. São três as armações fundamentais: tafetá ou tela, sarja e