mobilidade urbana
Aumento de veículos no trânsito
Má conservação de vias publicas
Com o crescimento da população a cada dia que passa, conseqüentemente, temos o aumento considerável de veículos o que deixa o trânsito lento e acaba tornando mais difícil e inseguro ter mobilidade para as pessoas. E a cada dia menos pessoas usam outras formas eficazes de locomoção.
O problema de mobilidade urbana é um dos mais comuns entre as grandes cidades e oferecem muito impacto na população já que essas pessoas perdem mais tempo e têm sua qualidade de vida reduzida.
Mobilidade urbana é, também, a capacidade de as pessoas se deslocarem de um lugar para outro para realizar suas atividades de forma confortável, segura e em tempo hábil. É mais do que meios de transporte e trânsito.
O deslocamento populacional é de grande dificuldade nas grandes cidades, por serem super populosas elas demandam uma boa estruturação e um sistema de transporte público eficiente, muito diferente do que acontece atualmente, onde a frota é precária e escassa e decorrente disso a população enfrenta diariamente verdadeiros desafios antes de chegar ao seu destino, com ônibus lotados e muito desconforto, como forma de escapar disso algumas pessoas recorrem a um transporte particular o que sobrecarrega mais ainda o trânsito gerando engarrafamentos nos horários de pico,junto a isso vem o desgaste físico e mental sem contar com o tempo perdido que poderia ser usado para o descanso, lazer e desenvolvimento pessoal.
O problema da falta de ciclovias, melhores calçadas, faz com que as pessoas recorram e optem por usar seus carros aumentando mais ainda a frota de veículos e deixem de lado outros meios como os transportes coletivos, as bicicletas, que são boas alternativas.
Em muitos lugares, as calçadas são estreitas, esburacadas, desniveladas e como se não fosse muito, ainda vimos carros estacionados piorando ainda mais a situação fazendo com que tenhamos por muitas vezes, passar pelo meio da rua.
As ciclovias