mobilidade urbana
Acontecimento de caráter mundial trazem melhorias para São Paulo
Com a abertura da Copa do Mundo de 2014 sendo aqui no Brasil, muitos aspectos tiveram que ser revistos e entre eles, foi a mobilidade urbana. Para que tudo ocorra bem, sem grandes imprevistos, o público que deseja assistir aos jogos do Brasil ou de outras seleções, tem como opção ir de transporte público ou carro particular.
Os programas de mobilidade urbana promovidos pelo governo federal visam a fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e das ações estruturantes para o sistema de transporte coletivo urbano, apoiando a qualificação e ampliação de infraestrutura para a população que necessita de melhorias.
E não é só por conta da Copa que foram construídas mais pontes, túneis, ou seja, mais vias de acesso. Isso se deve pelo aumento da população e da frota de veículos nas ruas. No século XX, ter um carro próprio era um sinônimo de autonomia, porém, essa visão mudou.
“É necessário incentivar a população a utilizar o transporte coletivo e deixar o carro em casa, e respeitar o espaço do pedestre, também necessitadas de calçadas mais confortáveis e seguras, protegidas por sinalização, sem buracos ou qualquer tipo de obstáculo”, disse Fernando Rebouças, redator do site “InfoEscola”. (Disse pra quem? Pra você? Para um site?)
Sendo assim, é mais recomendável ir de metrô ou lotação, do que com seu veículo, por conta do congestionamento e a perda de tempo. Novos caminhos para chegar ao ponto desejado foram postos à disposição das pessoas, facilitando sua chegada ao serviço ou em casa.