MOBILIDADE URBANA
Para resolver esse enorme problema devíamos praticar a MOBILIDADE URBANA, mas afinal, o que é mobilidade urbana?
É quando uma cidade e seus governantes oferecem um transporte decente à população, oferece as condições necessárias para o deslocamento das pessoas, é conseguir se locomover com facilidade de casa para o trabalho, do trabalho para o lazer e/ou para qualquer outro lugar onde o cidadão tenha vontade ou necessidade de ir, independentemente do tipo de veículo que utilizará.
Ter mobilidade urbana é pegar o transporte coletivo com a garantia de que chegará ao local e no horário desejado, a menos que ocorra algum tipo de acidente, por exemplo.
É ter opções de deixar o carro na garagem e ir ao trabalho a pé, de bicicleta, de carona ou com o transporte coletivo. É dispor de ciclovias e também de calçadas que garantam acessibilidade aos deficientes físicos e visuais. E, até mesmo, utilizar o automóvel particular quando necessário e não ficar preso nos engarrafamentos.
Mobilidade urbana é ao mesmo tempo, um dever e um direito de todos os cidadãos e também dos governantes de cada cidade; ao governo cabe investir mais em transporte coletivo, ciclovias, etc... E a população de um modo geral cabe a conscientização e a gentileza uns para com ou os outros, no transito ou fora dele.