Mix de marketing
Aluno: Irani de Oliveira Matos RA – B453AH-O Curso Marketing
Os Piratas de Silicon Valley
Quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta. Conheça os bastidores da história desses dois homens, que usaram todos os tipos de golpes e armas para ganhar essa revolução.
Engenheiro que projetou, sozinho, o primeiro computador Apple conhecido como Apple 1 justamente na época em que o MITS Altair 8800 estava em voga. Wozniak, um conhecido brincalhão, nunca imaginou conseguir fama e fortuna com isso,pois fazia-o apenas para seu deleite, pouco tempo depois ele inventou o primeiro Macintosh.
E o MAC hoje em dia é um dos computadores mais usando em todo mundo, coisa que Steve Jobs não acretitava que um dia fosse acontecer.
Pirates of Silicon Valley, de 1999, conta a história do computador pessoal de um jeito muito divertido. O filme contém exageros e é meio maniqueísta, mas deixa bem claras as diferenças entre os grandes inventores do computador pessoal: Jobs, Bill Gates e a IBM.
Jobs é um garoto hippie e contestador, que vai a passeatas na universidade, toma LSD e tem inspirações messiânicas: “O Steve nasceu obcecado em destruir a IBM”, conta no filme o engenheiro Steve Wozniak, que foi co-fundador da Apple.
Toda essa fúria vem do sofrimento: Jobs chora, faz terapia e não se conforma com o sumiço da mãe biológica (para quem não sabe, Steve Jobs é adotado). A namorada de Jobs fica grávida, e ele não quer