Mitose e meiose
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.
Esse processo é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.
A divisão da divisão
A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.
O processo de divisão é contínuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, que são: * prófase
* metáfase
* anáfase
* telófase *
*
Na prófase, há uma certa "desorganização", pois a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Há o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca (membrana nuclear) e os centríolos migram para os pólos da célula.
Meiose
Divisão celular em que uma célula diploide origina quatro células haploides. Essencialmente, consta de duas divisões sucessivas sem duplicação do material genético das fases intermediárias.
Funções da meiose:
Manter constante o número cromossômico de cada espécie. Recombinações gênicas através do chamado crossing-over (troca de material genético entre os dois cromossomos emparelhados). A meiose compensa a fecundação, produzindo células com metade dos cromossomos.
* O processo meiótico: * Divisão 1: (Reducional)- separação dos homólogos * Prófade 1: Dividido em 5 estágios: * Leptóteno- Aparecimento de