Mitos e realidades sobre o empreendedorismo
Objetivo: Discutir a percepção comum que se tem do empreendedor e confrontá-la com dados pesquisados e observados.
Estudos indicam que: 1. 90% ou mais dos fundadores começaram suas empresas no mesmo mercado, tecnologia e ramo que eles trabalhavam; 2. Fundadores têm 8 a 10 anos de experiência; 3. Têm boa formação; 4. Têm larga experiência em produtos/mercados em áreas funcionais; 5. Fundam empresas quando tem entre 30 e 40 anos; 6. Têm alto grau de satisfação.
Mito 1: Empreendedores não são feitos, nascem.
Realidade: A capacidade criativa de identificar e aproveitar uma oportunidade vêm depois de anos de experiência que conduz a um reconhecimento de padrões. O empreendedor é formado através da acumulação das habilidades, know-how, experiência e contatos.
Mito 2: Qualquer um pode começar um negócio
Realidade: Os empreendedores que reconhecem a diferença entre idéia e oportunidade e pensam grande o suficiente, têm maiores chances de sucesso. A parte mais fácil é começar. Difícil é sobreviver. Uma parcela muito pequena de novas empresas sobrevive, e poucas conseguem obter ganhos substanciais de capital.
Mito 3: Empreendedores são jogadores
Realidade: Empreendedores de sucesso somente assumem riscos calculados, procuram minimizar os riscos, tentam influenciar a sorte.
Mito 4: Empreendedores querem o espetáculo só para si
Realidade: O empreendedor individual geralmente ganha a vida. É difícil ter um negócio de alto potencial sozinho. Os empreendedores de sucesso constróem uma equipe, fazem parcerias. Acham que 100% de nada é nada. Eles trabalham para aumentar o bolo, ao invés de tirar a maior parte dele.
Mito 5: Empreendedores são os seus próprios chefes e completamente independentes.
Realidade: O empreendedor está longe de ser independente e serve muitos senhores: sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, credores, família.
Mito 6: