Mitologia
SURGIMENTO DA FILOSOFIA
1. CONTEXTO HISTÓRICO
A palavra filosofia tem origem grega. O termo Philia significa amizade e Sophia,sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro.
Mileto, berço da filosofia - Tudo começou na Ásia Menor no século VI a.C., na parte então ocupada pelos gregos, quando ali prosperava uma federação de 12 cidades jônicas, entre as quais Mileto, a que se situava mais ao sul, em uma baía de fácil acesso, que, por ser um centro mercantil, estava em contato constante com as antigas civilizações orientais. A Grécia Antiga vivia um momento de auge de sua cultura. Havia os jogos olímpicos. A produção artística era muito ativa. O comércio com outros povos trouxe conhecimento e naquele momento iniciou-se uma nova tentativa de responder os questionamentos sobre a existência. Se, para alguns, as narrações fantásticas da mitologia serviam para explicar o mundo, suas catástrofes, seu clima, sua organização, sua origem; outras pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos.
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa. A palavra mito vem do grego e deriva de dois verbos que significam: Discurso pronunciado. Para os gregos, mito é um discurso pronunciado para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados.
Surgiu então a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia – ciência que estudava os mitos – já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender.
Tales de Mileto (624-5 – 556-8 a. C.) é