Mitologia Greco-Romana
As principais religiões, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo, são mitologias que contam com milhões de seguidores ao redor do planeta. Mas, há duas outras mitologias que, mesmo sem pessoas que as cultuem nos dias atuais, estão entre as mais importantes e influentes da história. Uma delas é a mitologia grega cujas obras poéticas atribuídas a Hesíodo e Homero, provavelmente escritas entre os séculos 8 e 7 antes de Cristo, constituíram a sua base escrita. Elas definiram as características dos deuses do Olimpo e deram cores às aventuras dos heróis gregos até então narradas oralmente de geração para geração.
Entendendo a Mitologia Greco-romana
Grande parte de nossa cultura nasceu com os gregos e romanos, que nos deixaram um tesouro valiosíssimo - mitos, lendas, fábulas, tragédias e comédias -, cujas marcas nos acompanham até hoje. Algumas dessas histórias vão deixar seus ecos em todos os séculos de nossa era. Às vezes elas parecem contos de fadas, outras vezes fazem lembrar um filme de aventura. São apenas uma pequena amostra da riqueza e da variedade daquilo que a literatura clássica nos deixou como legado. Essas e muitas outras histórias fazem parte da inestimável herança da Antiguidade Clássica.
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.
Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,