Mitologia Assirio Babilônico
Mitologia Assírio -Babilônico
Bruna
Larissa
1°A
Sumário
Introducão.........................................................................................................03
Mitologia Assírio-Babílônico...........................................................................04
Guildamesh........................................................................................................06
Conclusão...........................................................................................................07
Referências.........................................................................................................08
INTRODUÇÃO
Os babilônicos são mais intelectuais, são precursores em religião e arte. Os assírios são mais vigorosos, mais brutais e guerreiros. Por muito tempo os assírios dominaram os babilônicos antes de serem por eles dominados. Mesmo como vassalos, os babilônicos exerceram uma hegemonia espiritual comparável à da Grécia sobre Roma. São eles que forneceram o essencial das crenças. Podendo-se dessa maneira falarmos na civilização assírio-babilônica.
Os sumérios contribuem com suas divindades e suas lendas. Os semitas trazem sua língua, rica e flexível, e seu gênio político: agrupam as cidades e com estas, divindades.
As divindades conservaram um caráter local: quando uma cidade domina, ela exerciam certa hegemonia, as outras divindades subordinavam-se a elas ou às vezes, confundiam-se com elas.
O Deus de Ninppur, Enlil ou Bel tem grande influência.
Em Ur – a cidade de onde partir Abraão, segundo a narração do gêneses – reina Sin, um deus Lunar. Seu filho Shamash, é o um deus solar e deus da justiça.
Shamash
Na babilônia o deus é Marduk. É a ele que se refere a lenda da criação, que continua com a lenda do dilúvio. Estas lendas, de origem sumeriana, parecem ter sido redigidas ao tempo de Hamurabi.