Mito
Unidade I
FORMAÇÃO DO PENSAMENTO OCIDENTAL
Tema: PENSAMENTO MITOLÓGICO
TIPOS DE CONHECIMENTO
MÍTICO
ORDINÁRIO OU SENSO COMUM
RELIGIOSO
ESTÉTICO
CIENTÍFICO
FILOSÓFICO
DEFINIÇÃO DO MITO
A palavra mito é de origem grega e significa narrar, contar, anunciar, nomear, designar. Nos estudos filosóficos, mito é a narrativa sobre a origem de alguma coisa.
NATUREZA DO MITO
Uma das características do mito é a sua natureza sobrenatural, buscando-se nas divindades a explicação para a origem e natureza dos fatos. Sendo, portanto, recorrente a teogonia (nascimento dos deuses) e a cosmogonia (nascimento do mundo)
Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido num passado remoto e quase sempre impreciso.
É um relato alegórico e portanto ao mesmo tempo fictício e real.
CARACTERÍSTICAS DO MITO
Predominante em sociedades tribais;
Coletivo;
Fantasioso;
Ingênuo;
Anterior à reflexão;
Não Crítico;
Não Teórico;
Não científico;
Alegórico;
Intuitivo;
Dogmático; (tabu)
FUNÇÕES DO MITO
Situar o homem no mundo;
Estabelecer as Diretrizes da ação humana.
Explicar a construção cultural;
Explicar a realidade;
O mito tem por objetivo a compreensão intuitiva da realidade tendo por base as emoções e a afetividade. Nesse sentido, antes de interpretar o mundo, o mito expressa o que desejamos ou tememos, como somos atraídos pelas coisas ou como delas nos afastamos. Contudo, sua função primordial é acomodar e tranquilizar o ser humano diante do desconhecido.
COMO O MITO NARRA A ORIGEM DAS COISAS
1 – Encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres, isto é, tudo o que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais. Ex.: O nascimento de Eros (Cupido), do relacionamento entre Penúria e Poros.
2 – Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que fazem surgir alguma coisa no mundo. Ex.: Guerra entre os troianos e os