mito da caverna
2014
1. Descreva, com suas palavras, a caverna de Platão. Isto é, como ela se apresenta em seu entendimento?
A caverna de Platão representa o mundo das aparências, a visão retorcida que temos da realidade, como os prisioneiros viam as imagens na caverna e acreditavam ser o mundo real.
2. Quem seriam os personagens apresentados nessa caverna? Qual a compreensão e entendimento que eles têm do mundo e da realidade?
O prisioneiro que se liberta e sai da caverna representa o filósofo, que tem uma nova percepção de mundo. Os outros seriam como nós, que acreditamos em uma imagem criada pela cultura e informação que recebemos durante a vida.
3. O que acontece quando um deles consegue escapar dos grilhões que o aprisionam e sai da caverna? Como ele passa a ver o mundo?
Ele se livra dessa percepção que tinha da realidade, passa a assimilar uma nova visão de mundo sob a luz do sol, que representa a luz da verdade.
4. Qual foi a atitude do homem que se libertou das trevas da caverna? O que ele fez depois que viu a realidade fora da caverna?
Ele volta a caverna para mostrar aos outros presos que o mundo real era bem maior do que eles conheciam até então.
5. Os seus antigos companheiros prisioneiros, que permaneceram na caverna, aceitaram o que o ex-prisioneiro lhes contou sobre o mundo externo à caverna? Como o trataram? Por quê?
Não, eles não aceitam a realidade que aquele homem queria lhes mostrar. Os prisioneiros zombam dele, e, pela sua insistência, acabam por espanca-lo até que ele morre. Essas pessoas fizeram isso porque estavam acostumadas com aquela realidade e não queriam mudar o que viviam.
6. Trazendo essa reflexão de Platão para a nossa realidade, imagine-se como professor, de matemática, química, história etc., a atitude do ex-prisioneiro de voltar à caverna para “libertar” os companheiros não se assemelha, hoje, ao trabalho da educação? Trazer à luz os conceitos da ciência? Você acha que a atitude das