Mito da caverna
Para Danilo Marcondes:
Sócrates opõe-se aos sofistas ao defender a necessidade do conhecimento de uma verdade única sobre a natureza das coisas, afastando-se das opiniões e buscando a definição das coisas. (MARCONDES, 2005 P. 49).(1) A relação do texto O Mito da Caverna a Sócrates e aos Sofistas, para Sócrates as pessoas da época viviam manipuladas pelos sofistas e os políticos atenienses. Vivemos ainda nos dias de hoje a sombras dos sofistas que são nossos políticos corruptos que tentam levar vantagem em tudo, manipulando o ser humano com promessas vazias. Acredito que vale a pena lutar pelos nossos direitos e pela razão.
REFERÊNCIA:
MARCONDES, Danilo. Iniciação à Historia da Filosofia . Dos pré-socráticos a Wittgenstein.
9. Ed. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar 2005. P 49
Comentário
Concordo com os colegas quando falam que os sofistas de hoje são os políticos, a mídia dentre outros, que agem manipulando a verdade em seu próprio interesse, e nos os prisioneiros que viviam acorrentados. Nos dias de hoje apesar dos avanços que a humanidade teve vivemos as sombras dessas pessoas que tentam nos influenciar, nos compra sem dar valor nenhum às pessoas.
Devemos sair da escuridão onde só vemos através da luz no fundo da caverna, buscar nossos direitos olhar pra frente e fazer o diferente. Buscar a realidade e