Mito da Caverna de Platão
Amanda Carla R., Bianca Cardoso,
Bruno Mascena, Camilla Alcântara e
Pedro Henrique Pereira.
O que é o mito?
O Mito da Caverna é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É considerada uma das mais importantes alegorias da história da Filosofia. Através desta metáfora é possível conhecer uma importante teoria platônica: como, através do conhecimento, é possível captar a existência do mundo sensível (conhecido através dos sentidos) e do mundo inteligível (conhecido somente através da razão). Resumo
O Mito da Caverna nos conta a história de homens que eram acorrentados dentro dessa caverna desde o nascimento.
Sem poderem olhar para trás por causa das corrente que os seguravam, esses homens passarma o reto de suas vidas vendo apenas sombras que eram projetadas na parede pela fogueira que se localizava no alto de uma colina.
Mas em um certo dia, um desse homens consegue se soltar das correntes e acaba indo na entrada da caverna, para poder ver o mundo que lá fora existia. Só que no momento que esse homem chega a entrada da caverna, ele fica completamente cego pela claridade que antes nunca havia visto.
Ele encantado com tudo aquilo, volta para dentro da caverna e conta a seus amigos, que zombam dele e o espancam por achar que ele estava inventando coisas, até que ele morre.
O que Platão quis dizer com o mito?
Os seres humanos têm uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
Símbolos
O que é a caverna? O mundo em que vivemos.
O que é a fogueira? na verdade é a luz do sol e